Como não cair na Malha Fina

Como não cair na malha fina? Saiba os procedimentos – A malha fina é algo extremamente complicado, que pode prejudicar o seu recebimento da restituição do imposto de renda e ainda causar uma série de inconvenientes adicionais, como fazer você comparecer a um posto de atendimento da Receita Federal para comprovar documentação de alguma das deduções e até atrapalhar outras questões relacionadas.

Vamos dar dicas importantes de como não cair na malha fina, quais são os cuidados que você precisa ter e outras questões relacionadas, como o que fazer quando a sua declaração cair na malha fina.

O que é a malha fina e como ela funciona?

A malha fina da receita federal é o apelido de quando a sua declaração do imposto de renda é retida por incorreções ou incoerências, especialmente na parte de dados, deduções e valores declarados.

Esse tipo de situação acaba acontecendo muito por questões de falta de atenção, erro de digitação e até por interpretação errada das regras da declaração do imposto de renda, como uma dedução fora dos padrões ou valores que não conseguem ser adequadamente comprovados.

Nesses casos, é extremamente importante, antes de tudo, fazer com que a sua declaração de imposto de renda chegue rápida e precisamente nos servidores da receita federal.

Isso é fácil quando você mantém seus recibos de gastos dedutíveis em ordem e fáceis de serem digitalizados para serem entregues junto com a declaração online (um dos motivos pelos quais as notas fiscais eletrônicas se tornaram especialmente interessantes é exatamente a praticidade para armazenamento e envio para a receita).

A velocidade na entrega da sua primeira declaração do imposto de renda pode te ajudar a não cair na malha fina de uma forma especialmente complexa, já que se houverem problemas e dificuldades nesse caso, é possível enviar uma declaração retificadora para resolver algum erro.

Como não cair na Malha Fina

Veja também:

Quem tem Direito a Restituição Imposto de Renda

Como não cair na malha fina? A atenção é fundamental!

Antes de tudo, antes de transmitir a sua declaração do imposto de renda, tenta total atenção no que foi escrito e nos valores digitados, já que erros desse tipo costumam ser os mais comuns. Vírgulas mal posicionadas e outras questões relacionadas a isso podem fazer com que você tenha de refazer a sua declaração.

Outro detalhe importante é a questão das deduções. Se você não tiver como provar a sua dedução, é melhor até não coloca-la, já que isso é um dos motivos mais graves pelo qual alguém cai na malha fina da receita federal.

Com uma declaração bem feita, revisada, precisa e sem deduções que pareçam fora de lugar, você dificilmente vai cair na malha fina.

Sem Comentários to “Como não cair na Malha Fina”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!