Consulta malha fina IRPF 2017

Consulta malha fina IRPF 2017 – O processo do Imposto de renda pode parecer complexo, mas é muito mais tranquilo do que parece, especialmente se você está declarando pela primeira vez.

O mais importante é ter sempre a preocupação de preencher a sua declaração corretamente. Isso é extremamente importante para você não cair na malha fina IRPF 2017.

Vamos falar mais sobre como usar a consulta malha fina IRPF 2017 para compreender o que você realmente deixou passar, se você declarou adequadamente ou se ficou faltando algum detalhe.

O que é a Malha fina?

A malha fina é o apelido para a triagem que é feita pelos técnicos da Receita Federal nas declarações do imposto de renda que são entregues. Casso toda a documentação entregue para a Receita esteja ok e nenhum dos descontos pedidos seja considerado duvidoso, você terá passado pela malha fina.

Agora, se você fizer a consulta malha fina IRPF 2017 e sua declaração apresentar alguma alteração, você precisará verificar se houve algum engano em relação aos dados apresentados.

Como você pode perceber, depois de algum tempo da entrega da declaração, o próprio sistema da consulta malha fina IRPF 2017 mostrará para você se você precisa mandar ou não uma declaração retificadora.

Veja também:

Calendário de Restituição IR 2017

Como fazer a consulta malha fina IRPF 2017?

Você pode fazer a consulta malha fina IRPF 2017 de forma muito simples e eficiente, bastando consultar diretamente o E-CAC, ambiente de atendimento virtual da Receita Federal, que vai dizer exatamente qual o Status da sua declaração dentro do sistema.

Nestes casos, você pode ter problemas se algum dos resultados abaixo veio da sua consulta malha fina IRPF 2017:

Com Pendências: que significa que você deixou de enviar algum documento ou alguma outra informação.

Em análise: significa que provavelmente alguma das suas documentações está com problemas e mais documentação será pedida de você

Cancelada: por algum motivo, a sua declaração de imposto de renda foi cancelada. Entre em contato com a receita federal e entenda o caso.

Malha fina

Quais são as atitudes necessárias no caso de algum problema?

No caso de você ter encontrado qualquer tipo de problema na consulta malha fina IRPF 2017, você precisará mandar uma declaração retificadora, que substituirá totalmente a declaração anterior, ou então os documentos que apresentarem problemas, tentando resolver qualquer situação pendente na sua declaração de imposto de renda.

Se, eventualmente, o problema não puder ser solucionado dessa forma, será necessário comparecer a um dos postos da Receita Federal, com a documentação necessária e tentar ajustar qualquer problema pendente.

Felizmente esses são casos extremamente raros, já que a maioria já consegue resolver essas dificuldades, no máximo, na declaração retificadora.

Consulta malha fina IRPF 2017
Vote no post
Sem Comentários to “Consulta malha fina IRPF 2017”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!