Consulta Restituição Imposto de Renda

Consulta restituição imposto de renda: saiba o que é e como acompanhar – A restituição do imposto de renda é uma das raras ocasiões em que o governo revisa o valor cobrado e devolve parte dele corrigida para o cidadão.

A consulta restituição imposto de renda é algo prático, podendo inclusive ser feita online, por várias formas diferentes e tem como principal vantagem a vantagem de saber quanto tempo você vai demorar, aproximadamente, para receber a sua restituição.

Vamos falar mais sobre a consulta da restituição do imposto de renda 2017, como você pode ter uma ideia de quanto será a sua restituição, as diversas formas de consulta e outros casos específicos em que será necessário entregar a restituição a uma terceira pessoa.

Pagamento 4º lote Restituição IR 2017

Como funciona a consulta da restituição do imposto de renda?

A partir do momento que a declaração do imposto de renda é entregue, você passa a poder verificar seu status diretamente pelo seu extrato, disponível no E-CAC, sendo uma das formas mais completas e detalhadas de obter a sua consulta da restituição do imposto de renda, além de outras informações importantíssimas, como se a sua declaração caiu na malha fina ou se existe algum problema com a documentação.

Além dessa, existe também uma forma mais simples, que é diretamente pelo site da receita federal, que permite que você faça a sua consulta da restituição do imposto de renda de forma muito mais simples, com apenas seu número de CPF e data de nascimento. Essa forma é a mais direta e a menos detalhada, mas que entrega a informação da mesma forma.

Para consultar acesse o página da Receita Federal.

Consulta Restituição IR

Outra forma extremamente simples de ficar sempre a par da sua restituição, evitando inclusive a necessidade de consulta da restituição do imposto de renda, é o app Pessoa física da Receita Federal, que tem como única função te mandar um aviso quando a restituição for enviada para seu banco.

Quem tem direito a Restituição IR 2017

Dicas e detalhes sobre a consulta restituição imposto de renda

Um detalhe importante que as pessoas desconhecem é que nem sempre é inteligente fazer a consulta da restituição do imposto de renda com muita frequência, já que as restituições são liberadas em lotes, todo o dia 15 de junho a dezembro, sendo que o primeiro lote é liberado quase que exclusivamente para os atendimentos preferenciais, que são os idosos, pessoas portadoras de doenças graves e ainda pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental.

Outro ponto importante é que pode existir um intervalo entre o envio da sua restituição ao seu banco e a sua liberação na conta, que já é de total responsabilidade do seu banco.

Além disso, quando a receita Federal envia a restituição do Imposto de renda para seu banco, ela deixa de ser atualizada em juros de acordo com a taxa SELIC.

Existem também os casos em que a restituição não é enviada para o seu banco por erro nos dados bancários. Nesse caso, é necessário fazer uma requisição formal para a Receita Federal para que os valores sejam sacados diretamente no Banco do Brasil.

O procedimento é parecido para quando a restituição do imposto de renda precisa ser paga para menores de idade, pessoas falecidas e ainda para pessoas com problemas mentais.

Veja também:

Restituição de imposto de renda em casos especiais

No caso de menores e pessoas com problemas mentais é necessário fazer a requisição e levar a documentação que comprove responsabilidade sobre a pessoa beneficiada com a restituição do Imposto de renda.

Já para o caso da pessoa beneficiada ser falecida, é necessário verificar a situação do arrolamento dos bens no nome da pessoa e outras questões com esses bens antes da liberação, de acordo com o que foi afirmado em um possível testamento.

Com as diversas formas de consulta da restituição do imposto de renda você terá muito mais tranquilidade e praticidade para saber quando receberá sua restituição.

Consulta Restituição Imposto de Renda
3.5 (70.77%) 39 votes
2 Responses to “Consulta Restituição Imposto de Renda”
  1. jose maria silva
    • @marilucia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!