Imposto de renda 2017: declaração passo a passo

Imposto de renda 2017: declaração passo a passo – Um dos maiores receios de quem está declarando o imposto de renda pela primeira vez ou costumava pagar para que outras pessoas fizessem a declaração é exatamente errar a declaração do imposto de renda 2017.

Exatamente por isso vamos oferecer um guia passo a passo do IRPF 2017  para que você consiga fazer a sua declaração do imposto de renda 2017 sem sobressaltos ou dificuldades dando a você a segurança de um guia que irá lhe ajudar em todos os momentos.

Baixe os programas de preenchimento e transmissão da declaração do Imposto de renda 2017

Baixando os dois programas assim que a receita Federal os libera, você terá mais tranquilidade para o preenchimento da sua declaração do Imposto de renda 2017, além de evitar os servidores ocupados para transmissão quando estiver mais perto do final do período.

Sempre recomendamos evitar os horários de pico para fazer tanto do download quanto a transmissão da sua declaração.

Imposto de renda

Preenchendo a declaração do Imposto de renda 2017

Ao abrir o programa da declaração, você encontrará um botão com “iniciar uma nova declaração”. Pressione-o e depois disso, se você não tiver nenhum dado já cadastrado, clique em criar sem importar.

Essa importação de dados seria somente para quem já tivesse uma declaração dos anos anteriores, que ajudaria com alguns dados, especialmente os cadastrais.

Depois de preencher o nome e o CPF, o programa da declaração vai perguntar se você deseja exportar o rascunho, que é um pré-preenchimento.

Se não tiver, clique não e preencha o restante dos dados normalmente e com atenção. Escola a declaração de ajuste anual.

Depois do preenchimento, você terá uma janela avisando que o programa irá te ajudar a decidir se você optará pela declaração completa ou a simplificada, que dá um abatimento automático.

Na próxima tela, você terá seus dados pessoais e a chance de declarar cônjuge. Passando para a próxima tela, onde você poderá registrar seus dependentes.

Lembre-se de registrá-los corretamente. Outro tipo de dependente, o alimentando, é aquele que recebe pensão alimentícia.

Logo após isso, você pode começar a colocar as fontes pagadoras na sua declaração do Imposto de renda 2017, isso é possível por meio do botão “novo”, na aba “titular”.

Lembre-se de sempre separar as fontes pagadoras tributáveis das não tributáveis. Faça o mesmo com os dependentes.

Finalmente, coloque separadamente os rendimentos tributados de forma diferenciada, como 13º salário e venda de imóveis, para que eles sejam passíveis de identificação e não atrapalhem a sua declaração do Imposto de renda 2017. Incluem-se aí alguns vencimentos jurídicos, que são mais exceção do que regra.

Veja também:

Baixar Programa IRPF 2017

Declaração de bens, patrimônios e outros detalhes do Imposto de renda 2017

Declarar o patrimônio é importante, pois dessa forma este patrimônio continua sendo tarifado e não existe a chance de você ser acusado de evasão fiscal. Além disso, é necessário também declarar suas dívidas.

Se você tiver tomado parte em partilha de espólio de algum ente querido ou amigo, precisa declará-lo também, assim como doações às instituições e partidos políticos.

O próprio programa, felizmente, faz a verificação automática das informações oferecidas. Cheque as mensagens antes de seguir adiante e resolva todos os problemas apontados.

Esta é, como se sabe, a parte mais básica da declaração do Imposto de renda 2017, sendo que você também precisará declarar rendas variáveis e outras questões como ganhos rurais, moeda estrangeira e similares, mas elas, basicamente , seguem os mesmos procedimentos.

É importante, como comentamos no começo do artigo, escolher se você vai fazer a dedução detalhada ou simplificada, já que muitas vezes você ter mais deduções se conseguir comprovar todos os seus gastos.

Finalmente, depois de tudo preenchido e revisado, basta transmitir a declaração do Imposto de renda 2017 e aguardar um retorno da Receita Federal no seu E-CAC, para confirmar se existiu algum problema.

Imposto de renda 2017: declaração passo a passo
4.5 (90%) 4 votes
Sem Comentários to “Imposto de renda 2017: declaração passo a passo”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!